No submundo da máfia japonesa, o jogo de azar é um elemento fundamental. Ele é usado como uma forma de ganhar dinheiro e, sobretudo, como uma forma de mostrar que se é destemido e corajoso dentro da comunidade yakuza. É nesse universo que se passa a história de Yakuza 0, um dos jogos mais emblemáticos da história dos videogames.

Protagonizado por Kiryu Kazuma e Goro Majima, Yakuza 0 é uma aventura de ação em mundo aberto que tem como cenário a cidade de Tóquio, em 1988. Nesta época, o Japão vivia uma grande transformação econômica, o que acabou afetando profundamente a comunidade yakuza.

Kazuma e Majima são dois personagens completamente diferentes. Kazuma é um jovem ambicioso que busca ascender dentro do clã Tojo, a organização yakuza mais poderosa de Tóquio. Majima, por outro lado, é um ex-miembro da Yakuza que foi expulso do clã após uma série de eventos traumáticos, e agora administra um cabaré em Tóquio.

O jogo começa quando Kazuma é acusado de um assassinato que não cometeu. Determinado a limpar seu nome, ele terá que atravessar um perigoso caminho de desafios e escolhas. Auxiliado por Majima, que é o responsável por apresentar diversas missões paralelas ao jogo, juntos os dois personagens desafiam suas habilidades e encaram diversos obstáculos no decorrer da trama.

Ao longo do jogo, os jogadores são introduzidos aos diferentes aspectos da cultura yakuza, incluindo os códigos de honra e os rituais de passagem. O jogo também faz referências ao universo do cinema de gângsters japonês, apresentando diversas sequências feitas para recriar o clima noir das obras do diretor Seijun Suzuki, por exemplo.

Entre lutas em bares, jogos de azar em casas internacionais, encontros amorosos em cabarés, sessões de karaokê, treinamento em artes marciais, entre outras atividades, os jogadores são apresentados a uma história em que grandes segredos estão em jogo. E o preço da revelação desses segredos é altíssimo, afinal de contas, quem controla o poder em Tóquio são os grandes chefões das organizações yakuza.

Mas nem tudo em Yakuza 0 acontece nas ruas. Ao longo da trama, Kazuma e Majima frequentam diversos clubes e estabelecimentos em busca de informações ou recompensas, o que por sua vez permite aos jogadores experimentar diferentes atividades secundárias, como jogar bilhar ou dominó.

Yakuza 0 é um jogo rico em detalhes e que retrata a cultura japonesa de forma fiel e precisa. O jogo é uma ode à filosofia yakuza, mostrando que as relações na comunidade são baseadas principalmente na honra e no respeito. Com um sistema de luta complexo e uma trama enigmática, Yakuza 0 é um jogo que prende a atenção dos jogadores e os transporta para dentro de um universo fascinante.